Cidade Velha Património Mundial – Concurso Público para a Requalificação do Bairro de São Sebastião – Troço Catedral- Misericórdia

IMG-20250107-WA0004

O Governo de Cabo Verde, através da Unidade de Gestão dos Projetos Especiais, acaba de proceder ao lançamento do Concurso Público para a requalificação do Bairro de São Sebastião, do troço que liga a Catedral a Misericórdia, situado na histórica Cidade Velha, Património Mundial.

Trata-se do 1º de 8 projetos financiados pelo Governo no quadro do Projeto Turismo Resiliente e Desenvolvimento da Economia Azul, financiado pelo Governo através do Banco Mundial e do Fundo do Turismo num montante global de mais de 300 mil contos.

O Projeto foi elaborado pela equipa técnica do Instituto do Património Cultural, coordenado pelo Arq. Adalberto Tavares e pelo Arq. Edson Rodrigues da CMRGS Trata-se de uma intervenção estruturante e de grande importância, incluindo a requalificação urbanística do bairro, a melhoria do percurso pedonal que liga os dois monumentos religiosos de maior dimensão, a sinalização e interpretação, iluminação estética e paisagística, criação de infraestruturas de lazer para a comunidade, incluindo um parque infantil.

A requalificação do Bairro de São Sebastião constitui um passo decisivo na preservação e valorização de um dos mais significativos patrimónios históricos de Cabo Verde. Esta intervenção faz parte de um esforço mais amplo do Governo para não só preservar o legado cultural da Cidade Velha, mas também para modernizar as infraestruturas do bairro, promovendo a inclusão social e o desenvolvimento económico. Com a execução deste projeto, e dos demais previstos no quadro do Financiamento do Banco Mundial, espera-se consolidar a Cidade Velha como o principal polo turístico cultural da ilha de Santiago.

Esta iniciativa é um reflexo tangível do compromisso contínuo do Governo de Cabo Verde com a preservação e valorização do seu património histórico, ao mesmo tempo que promove um modelo de desenvolvimento sustentável, profundamente enraizado nos valores e na identidade cultural da população local.

As propostas deverão ser entregues, em envelope fechado, na sede da Unidade de Gestão de Projetos Especiais (UGPE) ou via email conforme as coordenadas do anúncio até 19 de fevereiro de 2025, às 15h00 (hora local). Os detalhes completos do concurso, incluindo requisitos técnicos, documentação necessária e critérios de elegibilidade, estão disponíveis no site oficial da UGPE:

ugpe.gov.cv/concurso/requalificacao-do-bairro-de-sao-sebastiao.

ugpe.gov.cv

Partilhar