O workshop decorre entre 12 e 13 de fevereiro de 2024, em Delta do Saloum ( Senegal) e reúne pontos focais da convenção de 1972 e gestores de sítios do Patrimônio Mundial da região da África Ocidental. A presidente do IPC, juntamente com o técnico do Gabinete de Gestão da Cidade Velha, Adalberto Tavares, representarão Cabo Verde no evento.
O objetivo principal do encontro é realizar uma avaliação em meio ciclo das diretrizes estabelecidos pela UNESCO, através do Centro do Património Mundial para o período de 2021 a 2027, visando o desenvolvimento e aprimoramento das estratégias de preservação e gestão do património mundial na região.
Este é um passo fundamental para garantir a eficácia das políticas e ações em prol da proteção e promoção do património cultural e natural africano.
Cabo Verde, tem um sítio na lista do Património Mundial e oito bens listados na Lista Indicativa da UNESCO. O país tem feito uma intervenção estratégica nos domínios do património e está empenhado em contribuir ativamente para esses esforços regionais e globais.
A participação no workshop reflete o compromisso contínuo do país em cumprir as responsabilidades como Estado parte da Convenção de 1972 e fortalecer a cooperação internacional para a preservação do Património Mundial.