Procurar
Close this search box.
Procurar
Close this search box.

Arranque da primeira fase das obras de reabilitação do Museu do Mar

Arranque da primeira fase das obras de reabilitação do Museu do Mar

O Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas através do Instituto do Património Cultural dará início na próxima segunda-feira, 12 de setembro, ao arranque da primeira fase das obras de reabilitação e modernização museológica museográfica do Museu do Mar.

Fase esta, em que as intervenções serão essencialmente para correções das anomalias patológicas do edifício, mormente, a reparação das fissuras dos elementos decorativos das fachadas, substituição dos elementos fraturados, manutenção das estruturas de madeira da cobertura, manutenção de portas e janelas, pintura de toda a superfície interior e exterior da torre, revestimento da telha germânica manutenção de soalho, substituição de todos os equipamentos sanitários, pintura dos metais existentes na torre, substituição e instalação elétrica na torre.

Com a reabilitação do museu pretende-se aumentar a vida útil do edifício de grande valor histórico garantindo a sua funcionalidade e modernização, mas preservando, ao mesmo tempo, o seu valor histórico, cultural e arquitetónico.

Igualmente, o foco é que este, agregue valor enquanto produto turístico e contribua na dinamização do setor, de olhos postos no desenvolvimento local através da diversificação e promoção das ofertas.

Na segunda fase, as intervenções serão a nível museográfico e requalificação da área em torno.

É de realçar que a obra de reabilitação do Museu do Mar conta com um financiamento tripartida pelo Ministério do Mar através do Fundo Autónomo das Pescas, orçamento do Estado e o projeto de arqueologia subaquática da região da Macaronésia –Margulhar.

Partilhar

Chantier-École Internacional -Santiago 24

Cidade Velha, acolhe no quadro dos 15º aniversário da sua classificação a Património Mundial o primeiro Chantier-École Internacional de Arqueologia Subaquática, entre os dias 1