Procurar
Close this search box.
Procurar
Close this search box.

Apresentação do projeto de requalificação urbana e ambiental da Cidade Velha, Património Mundial

Apresentação do projeto de requalificação urbana e ambiental da Cidade Velha, Património Mundial

A Cidade Velha beneficia de um projeto estruturante do Governo de Cabo Verde para a Requalificação Urbana e Ambiental.

Este projecto é financiado no quadro do Plano Operacional do Turismo e financiado pelo Banco Mundial no quadro do Projecto “Turismo Resiliente e Desenvolvimento da Economia Azul”, no valor estimado de 1.520.000,00 USD.

Trata-se de um projeto macro, subdividido em 8 áreas de intervenções, nomeadamente: Requalificação do Acesso a Fortaleza; Requalificação da Entrada da Cidade Velha, Património Mundial; Miradouro Achada Forte; Requalificação do Sé – Misericórdia; Requalificação Encosta de São Sebastião; Requalificação Largo do Pelourinho; Requalificação Bairro de São Pedro; Caminho Vicinal da Ribeirão.

O Instituto do Património Cultural, na qualidade de entidade responsável pela Gestão do Sítio Património Mundial participa do referido projeto que será co-apresentado pelo Arquiteto e Técnico do IPC, Adalberto Tavares ao Sr. Ministro do Turismo e Transportes, representantes do Banco Mundial, autoridades nacionais e locais e operadores e comunidade residente.

Na apresentação o arquiteto falou da metodologias aplicada na elaboração do projeto, a sua estrutura, os condicionantes observados, e ainda de dois projetos, em fase de conclusão, a requalificação Largo do Pelourinho e requalificação do Sé – Misericórdia.

Este projeto que tem ainda, o enquadramento no Eixo II – Desenvolvimento Urbano: Conservação e Valorização da Paisagem Urbana Histórica, do Plano de Gestão da Cidade Velha 2019/2022 e que terá um grande impacto no desenvolvimento sustentável do sítio histórico, na melhoria da qualidade de vida da população residente e visitante.

Partilhar

Projeto de Reabilitação da Ponte Canal

Decorrem os trabalhos para a reabilitação da Ponte Canal com a Instalação dos cimbres metálicos que supontam o arco da referida ponte. A reabilitação desta

Equipa do IPC e do Fundo do Turismo visitam obras do Centro Interpretativo da Olaria de Fonte Lima

Equipa do IPC e do Fundo do Turismo visitam obras do Centro Interpretativo da Olaria de Fonte Lima

A visita permitiu ao Fundo do Turismo na qualidade de entidade financiadora inteirar-se do progresso das obras que dão forma ao primeiro Centro interpretativo de Olaria tradicional de cabo verde.

As obras que entram agora na fase de acabamento deverão ser concluídas e inauguradas, ainda neste semestre.