Procurar
Close this search box.
Procurar
Close this search box.

Apresentação do Estudo Prévio do projeto do Museu de Arqueologia

Apresentação do Estudo Prévio do projeto do Museu de Arqueologia

O presidente do Instituto do Património Cultural, Hamilton Jair Fernandes, a equipa técnica da Direção dos Museus, e arquitetos do IPC, receberam o arquiteto Gercílio Lima para a apresentação do Estudo prévio do projeto de reabilitação do edifício que albergará o futuro Museu de Arqueologia da Praia.

O projeto resulta de uma parceria entre o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, responsável pelo edifício enquanto Património do Estado e uma instituição bancaria nacional, enquanto investidor e que irá financiar a reabilitação do edifício.

O objetivo do encontro foi socializar com a instituição, mormente a direção dos museus, o projeto de deslocalização do museu em questão, para a sua instalação num espaço que responderá a todas as necessidades do Museu e o cumprimento das exigências do novo quadro legal.

Com um espólio rico e testemunho da importância histórica de Cabo Verde enquanto ponto de passagem obrigatória das embarcações de várias paragens, entre os séculos. XV-XIX, o Museu de Arqueologia tem como principal missão a preservação, promoção e divulgação do património arqueológico do país, bem como a sensibilização para a sua proteção junto à população cabo-verdiana, em particular os investigadores, professores e alunos dos vários níveis de ensino e os turistas que visitam este espaço.

Durante a apresentação levantou-se as questões a nível de acessibilidade, num momento em que uma das prioridades do MCIC tem sido garantir que todos tenham acesso aos museus, e consequentemente à cultura, bem como questões de urbanização, tendo em conta que o museu fixará no primeiro núcleo populacional, por onde a cidade se emergiu e que devido o ser valor histórico consta da lista indicativa de Cabo Verde na Unesco.

O novo espaço terá melhores condições de acesso, melhores condições de acolhimento dos visitantes, e principalmente, será um espaço que dignifica a importância do património que alberga.

De realçar, que a proposta foi previamente socializado com o Ministro da Cultura e das Industrias Criativas, Abraão Vicente, e enquadra-se na política para o sector, no que concerne à melhoria das infraestruturas culturais a nível nacional.

Partilhar

Celebração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Os alunos de História da Escola Secundária de Salineiro, em Ribeira Grande de Santiago, participaram numa conversa dedicada à Proteção do Património histórico e cultural com incidência sobre o património Arqueológico e Subaquático.