Procurar
Close this search box.
Procurar
Close this search box.

Ana Samira Baessa – nova presidente do IPC – Instituto do Património Cultural

Samira

Ana Samira Fonseca Tavares Silva Baessa é natural da freguesia de São Miguel Arcanjo, ilha de Santiago. Licenciou-se em Gestão do Património Cultural pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (Portugal), e realizou uma pós-graduação em Património, Turismo e Desenvolvimento pela Universidade de Cabo Verde – UNICV.

Durante o seu percurso profissional exerceu as funções de Coordenadora do Estudo – Impactos do Turismo na Cidade Velha entre (2009 – 2013), Curadora da Cidade Velha Património Mundial (2015 – 2016), Coordenadora do Plano de Gestão da Cidade Velha, Património Mundial (2018-2022).

Em 2019 foi nomeada Diretora dos Museus de Cabo Verde tutelados pelo IPC, onde liderou projetos estruturantes na dinamização do quadro museológico nacional enquanto espaços de conhecimento e de oferta turístico-cultural, mormente, o novo Projeto Museográfico do Campo de Concentração do Tarrafal, da Casa Museu Eugénio Tavares, Ilha Brava, a criação da Casa da Morna Sodade, ilha São Nicolau, do novo projeto Museográfico do Museu do Mar em São Vicente, na materialização do quadro Jurídico dos Museus e da Rede dos Museus de Cabo Verde e os projetos em fase de conclusão da criação do Museu de Arqueologia e a Musealização do Forte Duque de Bragança ambos na ilha da Boa Vista.

É ponto focal para o projeto Margullar 2 financiado pela União Europeia do programa MAC 2014-2020 que cofinancia as intervenções no Museu do Mar, da Arqueologia da Praia e da Boa Vista e criação do parque arqueológico subaquático na ilha da Boa Vista.

Por nomeação do Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, Ana Samira Silva Baessa continuará a sua missão no Instituto do Património Cultural enquanto Presidente do Concelho Diretivo.

Partilhar

Celebração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Os alunos de História da Escola Secundária de Salineiro, em Ribeira Grande de Santiago, participaram numa conversa dedicada à Proteção do Património histórico e cultural com incidência sobre o património Arqueológico e Subaquático.