O arquiteto Adalberto Tavares, Coordenador do Gabinete de Gestão da Cidade Velha e técnico do Instituto do Património Cultural, foi reconhecido como Perito do Património Mundial para África pelo Centro do Património Mundial da UNESCO, após concluir com distinção o Programa de Mentoria para Profissionais Africanos do Património Mundial.
O programa, promovido no âmbito da Prioridade África e da Estratégia para o Património Mundial no continente, tem como objetivo capacitar especialistas africanos para reforçar a implementação da Convenção do Património Mundial de 1972, com enfoque na participação de jovens e mulheres. Durante a formação, Adalberto Tavares foi orientado pela especialista Hong Li (WHITRAP) e integrou a missão de monitorização ao sítio do Património Mundial do Gana e participou de ações de compartilhamento no Senegal e em Benim.
Esta distinção reforça, seguramente, os esforços de Cabo Verde na implementação da Convenção do Património Mundial, nomeadamente através da proposta de novos dossiês de candidatura, como o do Campo de Concentração do Tarrafal. Esta integração do Arq. Adalberto Tavares na Lista dos Peritos do Património Mundial reforça o posicionamento de Cabo Verde nas esferas de decisão do Centro do Património Mundial e no suporte aos demais Estados Africanos nas políticas de proteção e valorização do património cultural.

