Abertura da exposição temporária – “Cimboa: resistindo ao tempo e driblando o esquecimento”

cimboa

O Museu Etnográfico da Praia abre nesta sexta-feira, dia 22 de Outubro, a partir das 16h30, a exposição “- “Cimboa: resistindo ao tempo e driblando o esquecimento”.

Esta exposição que enquadra-se no âmbito da rotatividade das exposições e das atividades comemorativas do Dia Nacional da Cultura e das Comunidades assinalada a 18 de outubro, tem como objetivo apresentar a Cimboa enquanto instrumento musical tradicional, fortemente enraizado na Ilha de Santiago e que esteve durante muitos anos no esquecimento.

Estará patente ainda o ciclo de confeção da cimboa: desde as matérias-primas e ferramentas tradicionais utilizadas no seu fabrico, os seus grandes mestres, bem como o trabalho de salvaguarda e de resgate deste instrumento musical praticamente em desuso.

A abertura da exposição será acompanhada de demostração do processo de confeção e uma tocatina, coordenado pelo Sr. Domingos Fernandes (Pascoal), atualmente um dos grandes nomes em torno da dinamização da Cimboa, e será presidida pelo Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente.

Partilhar
Share on email
Share on facebook
Últimas Notícias