Procurar
Close this search box.
Procurar
Close this search box.

Abertura da exposição “Pedro Rolando dos Reis Martins. In Memoriam”

Abertura da exposição “Pedro Rolando dos Reis Martins. In Memoriam”

Enquadrado nas atividades alusivas ao dia da Cultura e das Comunidades, o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas através do Instituto do Património Cultural em parceria com o Instituto do Arquivo Nacional de Cabo Verde realizará amanhã, 18 de outubro às 11h00, a abertura da exposição “Pedro Rolando dos Reis Martins. In Memoriam”, no Museu do Campo de Concentração do Tarrafal.

Uma exposição concebida com base no arquivo documental do combatente, ex-preso politico e arquiteto Pedro Martins, e que retratará a história da sua luta contra o regime salazarista e seu contributo enquanto combatente da pátria.

A exposição esta dividida nas seguintes temáticas:

I-Arte como meio de denúncia do colonialismo na luta Clandestina (fotografias dos anos 40, que abordam a fome, a miséria e o maltrato dos cabo-verdianos pelos portugueses);

II-A PIDE e a repressão política (Libério acusatório);

III-O Campo de Concentração de Tarrafal (Fotografias e pinturas dos presos políticos, telegramas do preso Pedro Martins…);

IV-Arte no Campo de Concentração de Tarrafal (Quadros do combatente Pedro Martins);

V-A Libertação dos ex-Presos Políticos e a Independência Nacional (Documentos, fotografias e pinturas);

VI – Reconhecimento internacional do valor patrimonial do Campo de Concentração do Tarrafal.

A exposição temporária estará patente de 18 de outubro a 18 de novembro.

Visite!

Partilhar

Celebração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Os alunos de História da Escola Secundária de Salineiro, em Ribeira Grande de Santiago, participaram numa conversa dedicada à Proteção do Património histórico e cultural com incidência sobre o património Arqueológico e Subaquático.