Procurar
Close this search box.
Procurar
Close this search box.

86 anos da chegada dos primeiros presos ao Campo de Concentração do Tarrafal

86 anos da chegada dos primeiros presos ao Campo de Concentração do Tarrafal

Completam-se hoje, 29 de outubro, 86 anos da chegada dos primeiros presos políticos ao Campo de Concentração do Tarrafal, vindos de Portugal no navio “Luanda”.

A escolha do Tarrafal para albergar o Campo foi devido ao seu isolamento, que dificultava qualquer tentativa de evasão e de contágio da população circundante, a facilidade da vigilância e a fiscalização.

Erguida por força do decreto nº 26.539, de 23 de abril de 1936, a Colónia Penal do Tarrafal recebeu os seus primeiros presos, a 29 de outubro do mesmo ano, tendo funcionado até 1954.

Em 1962, o estabelecimento reabriu de novo, com o nome de Campo de Trabalho de Chão Bom e, desta vez, destinado a encarcerar anticolonialistas de Angola, Guiné-Bissau e Cabo Verde.

340 antifascistas e 230 anticolonialistas chegaram a estar presos no Campo.

Durante os mais de trinta anos de funcionamento, deixou marcas físicas e psicológicas irreversíveis naqueles que ousaram opor-se à ordem político-social vigente do Estado Novo.

A 1 de maio de 1974, na sequência da Revolução dos Cravos, de 25 de abril do mesmo ano em Portugal, o Campo abriu as suas portas, desta vez, para restituir a liberdade aos presos ainda encarcerados, e fechou-as para guardar para sempre um símbolo de resistência contra os ditames do regime salazarista, e um sítio de memória doloroso, testemunho do custo da liberdade.

Partilhar

Celebração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Os alunos de História da Escola Secundária de Salineiro, em Ribeira Grande de Santiago, participaram numa conversa dedicada à Proteção do Património histórico e cultural com incidência sobre o património Arqueológico e Subaquático.