Monumentos e Sítios

Sítio Histórico Cidade Velha, Património Mundial
Partilhar
Share on email
Share on facebook

Ribeira Grande de Santiago, comumente designado de Cidade Velha trata-se do primeiro aglomerado europeu nos trópicos. Durante séculos (sec. XV a sec. XVIII) desempenhou um papel geoestratégico na navegação transoceânica, designadamente, no fornecimento de mantimentos, na reparação de embarcações e na cura de enfermos.

Igualmente, funcionou como placa giratória no comércio triangular de escravos (Europa, África, América) que se desenvolveu a partir dos meados do século XVI. Por outro lado, a fertilidade do solo e a abundância de água levou a fixação de colonos e escravos. A medida que a dinâmica social foi organizando, foram-se construindo várias infraestruturas de cariz militar, religioso e civil condensado num pequeno aglomerado urbano, e que hoje representam o testemunho da grandiosidade histórica da Cidade Velha.

O Sítio Histórico da Cidade Velha foi classificado em 2009 pela UNESCO como Património da Humanidade, (https://whc.unesco.org/en/statesparties/cv) pelos critérios II, III e VI.

Carta Arqueológica da Cidade Velha

O Conjunto histórico da Cidade Velha, classificado como Património da Humanidade, devido à sua importância histórica e patrimonial, conserva ainda vestígios que exigem a sua preservação.

A carta arqueológica constitui um inventário georreferenciado de sítios com interesse arqueológico e patrimonial, em permanente atualização, surge nessa perspetiva de dar resposta à salvaguarda e a gestão dinâmica dos vestígios. Assim, tem como principal objetivo a identificação e reunião num único suporte, dos vestígios dentro do grande sítio arqueológico que é a Cidade Velha, realçando assim o seu potencial arqueológico e patrimonial, cientes da importância da preservação do patrimônio histórico como instrumento de preservação da memória.

Consulte a Carta Arqueológica e Storymaps  da carta arqueológica da Cidade Velha.

Video

Galeria de Imagens

Localização

Roteiro Turístico da Cidade Velha, Património Mundial

Pelourinho

Construído no limiar do século XVI, entre 1512 ou 1520, enquanto símbolo do poder municipal e da justiça real. Localizado no centro da cidade, local

Saber Mais »

Outros Pontos do Roteiro Turístico

Pelourinho

Construído no limiar do século XVI, entre 1512 ou 1520, enquanto símbolo do poder municipal e da justiça real. Localizado no centro da cidade, local

Saber Mais

Outros Sitíos Históricos

Outros Patrimónios

Monumentos

A lei cabo-verdiana classifica como monumento as obras arquitetónicas, composições importantes ou criações mais modestas, notáveis pelo interesse histórico, arqueológico, artístico, cientifico, técnico…

Sabei Mais »

Sitíos Históricos

São classificados como sítios históricos, as obras do homem ou obras conjuntas do homem e da natureza, espaços suficientemente característicos e homogéneos, notáveis …

Sabei Mais »