Monumentos
e Sítios


Lista Indicativa
de Cabo Verde na UNESCO

Parque Natural de Cova, Paúl e Ribeira da Torre (PNCPRT)

PARTILHAR

Parque Natural de Cova, Paúl e Ribeira da Torre (PNCPRT)

O Parque Natural de Cova, Paúl e Ribeira da Torre (PNCPRT) está localizado na vertente setentrional da ilha de Santo Antão, mais precisamente na parte nordeste, numa área de confluência dos três concelhos, Porto Novo, Ribeira Grande e Paul. A altitude máxima do parque é de 1585 na zona de Pico da Cruz. 

O parque é dominado nas zonas mais altas, por uma cratera vulcânica (Cova), por áreas florestadas de Pinus, Eucalyptus e Grevillea, por picos salientes e áreas de escarpas e despenhadeiros que terminam em vales profundos. o microclima é favorecido por um conjunto de fatores como a altitude, a exposição das vertentes, a precipitação oculta que auxiliam o desenvolvimento de várias plantas, nomeadamente, a vegetação nativa e a prática agrícola. Deste modo, o PNCPRT possui características sui generis, sendo, por isso, considerado uma das amostras mais emblemática de ecossistemas húmidos de montanha da ilha e um dos mais relevantes ecossistemas agrícolas de Cabo Verde.

A sua ocupação iniciou-se a partir do concelho da Ribeira Grande, nos finais do século XVI, sendo este o primeiro aglomerado populacional da ilha de Santo Antão. Neste momento, residem no interior do PNCPRT cerca de 350 agregados familiares.

Desde a sua ocupação, tem-se desenvolvido no interior do PNCPRT uma forte interação do homem e o meio físico, condicionada pela orografia pronunciada, com montanhas ingremes e salientes, obrigando o homem adaptar-se com engenhosidade e forjando assim uma paisagem peculiar que representa uma simbiose perfeita entre o homem, a natureza e o desenvolvimento sustentável. A título de exemplo, aponta-se a construção das casas tradicionais, os sistemas de proteção do solo, as infraestruturas de irrigação, caminhos vicinais. Associados a estes aspetos materiais do parque está uma forte componente intangível expressas no saber fazer tradicional e na memória coletiva, nomeadamente, no artesanato confecionado com matéria-prima local (sisal, caniço), na transformação dos produtos agrícolas, principalmente, produção do grogue, confeção de queijo de cabra, licores e doces, contos tradicionais, cantigas de trabalho, medicina tradicional com recursos a ervas endémicas e medicinais. Este conjunto de valores transmitido de geração em geração num equilíbrio sociocultural tem permitido a conservação da identidade da paisagem.

No que se refere ao património natural o PNCPRT possui um dos mais significativos centros de biodiversidade de Cabo Verde, com um agrupamento de endemismo considerável e ocorrência da conservação in situ

O PNCPRT foi inscrito na Lista Indicativa de Cabo Verde, fundamentado nos seguintes critérios (v), (vii) e (x).

Galeria de Imagens


Localização


Outros na Lista Indicativa de Cabo Verde na UNESCO