Arqueologia Salamansa

Este relatório apresenta o principal resultado obtido das duas missões arqueológicas realizadas na ilha de São Vicente em 1998 e em 2005 com o apoio do Centro Português de Actividades Subaquáticas (CPAS).

Em 1998, confirmou‐se o efetivo interesse arqueológico do sítio, localizado sobre o mar, em local abrigado da vasta baía de Salamansa, situada na parte setentrional da ilha, tendo‐se registado a respetiva extensão e estratigrafia e procedido à colheita de amostras para datação.

Embora os resultados dessa campanha tivessem sido publicados, indicando estação de carácter habitacional, revelada pela notável acumulação de conchas, acompanhada de abundantes fragmentos de cerâmicas manuais, de produção africana, mantinha‐se indefinida a sua verdadeira natureza.

Impunha‐se, assim, proceder à escavação integral da área que ainda subsistia da estação, sujeita de forma contínua a forte erosão marinha, bem como à colheita de novos materiais para datação, de forma a confirmar as conclusões preliminares anteriormente obtidas, objetivos que se concretizaram em 2005.

Conheça o resultado da Escavação Arqueológica  de Salamansa

Galeria de Imagens



Localização



Visita Virtual (360º)


Outros Património Arqueológico