PRRA


Igreja Nossa Senhora da Luz

PARTILHAR

Igreja Nossa Senhora da Luz

A Igreja também conhecida por Nossa Senhora do Rosário, localiza-se no ponto mais alto da ilha – Monte Penoso.

Segundo relatos, esta localidade corresponde ao primeiro assentamento humano, sendo assim, o templo mais antigo da ilha. Não se sabe ao certo a data da sua construção, no entanto recorda-se que desde os finais do século XVI já havia um capelão a oficiar, sendo que em 1796 o governador noticiava que esta igreja paroquial era coberta de palha e tinha um pároco e um coadjutor.

Em 1812 o bispo enviou um relatório sobre o estado de carência e de ruina dos templos em Cabo Verde sendo que esta igreja constava no rol de templos com necessidade de conserto. O edifício religioso do Monte Penoso viria perder mais tarde toda as suas alfaias e paramentos inclusive a imagem da Nossa Sr.ª do Rosário que foi transferido para a Capela de Santo António no Porto Inglês.

Apesar da relativa longevidade a igreja continua funcional, e todos os sábados é celebrado a missa. É uma igreja simples de planta retangular com cobertura de telha cerâmica e é formada por uma nave principal com uma cruz encimada e uma porta de madeira.

Outras Obras do Eixo IV PRRA