Rechercher
Fermer ce champ de recherche.
Rechercher
Fermer ce champ de recherche.

Presidente do IPC recebe Promotores da Petição pela Política Linguística

Presidente do IPC recebe Promotores da Petição pela Política Linguística

O presidente do Instituto do Património Cultural, Hamilton Jair Fernandes, acompanhado da Diretora do Património Imaterial, Sandra Mascarenhas e pela linguista Adelaide Monteiro, recebeu nesta manhã de segunda-feira os Promotores da Petição pela Política Linguística.

O grupo que numa primeira abordagem foram recebidos pelo Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, encontra à frente de uma petição pública cuja objetivo é instar os deputados e o governo sobre urgência de considerar as medidas legislativas necessárias á mudança da política linguística para uma mais justa e respeitadora da ecologia linguística cabo-verdiana e dos direitos humanos desta natureza.

Nesta ótica, o objetivo do encontro foi solicitar uma parceria junto da instituição que de modo dialogante e colaborativo, se possa trabalhar na definição e implementação de uma política linguística que vá ao encontro da real situação linguística e às necessidades de Cabo Verde. Uma política, a ser desenvolvida de forma explícita, organizada e planeada nas linhas mestras constantes da Petição, e que poria termo à política linguística vigente, exercida na contramão dos direitos humanos de natureza linguística, da ciência linguística e da didática das línguas, da atual agenda educativa mundial, e da prática dos cidadãos.

Por sua vez, o presidente do IPC felicitou a iniciativa que parte da sociedade civil, sobretudo porque os pontos que fazem parte da petição, que contém mais de 200 assinaturas, tem a ver com as responsabilidades estatais e institucionais, e vai de encontro com o programa do Governo que prevê a oficialização da língua cabo-verdiana.

Isto tudo numa altura em que a instituição tem estado a trabalhar na recuperação de arquivos antigos que têm sido importantes para as produções científicas de autores renomados como Tomé Varela e Manuel Veiga, que tiveram com base as recolhas da década de 80.Finalizando, Fernandes mostrou a total disponibilidade do Instituto do Património Cultural e sugeriu a criação de um grupo de trabalho conjunto para que se possa criar um quadro institucional técnico-científico para efetivar a política científica nacional.

IMG_2888

Partilhar

Celebração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Os alunos de História da Escola Secundária de Salineiro, em Ribeira Grande de Santiago, participaram numa conversa dedicada à Proteção do Património histórico e cultural com incidência sobre o património Arqueológico e Subaquático.