Rechercher
Fermer ce champ de recherche.
Rechercher
Fermer ce champ de recherche.

LANÇAMENTO do Concurso “O Meu Olhar sobre a Resistência”.

Concurso o olhar sobre a resistência


O Ministério da Cultura através do Instituto do Património Cultural (IPC), em parceria com a Cooperação Portuguesa e as representações diplomáticas de Angola e Guiné-Bissau, em colaboração com o Ministério da Educação, anuncia o lançamento do concurso “O Meu Olhar sobre a Resistência”. Este concurso enquadra-se nas atividades comemorativas conjuntas dos 50 anos do 25 de Abril e do Encerramento do Campo de Concentração do Tarrafal subordinada ao Liberdade em Memória.
Pretende-se com este concurso promover a disseminação de histórias e memórias ligados a temática da liberdade e do Campo de Concentração do Tarrafal, enquanto símbolo crucial desta conquista e da memória coletiva de portugueses, cabo-verdianos, angolanos e guineses. Sob o tema “O Meu Olhar sobre a Resistência”, os participantes são convidados a expressar as suas perspetivas através de trabalhos nas áreas de literatura, artes performativas e audiovisual, centrados na temática da resistência, liberdade e o próprio Campo de Concentração do Tarrafal.
Além de oferecer uma plataforma para a expressão criativa dos estudantes, este concurso serve como uma importante iniciativa educacional, incentivando o público a refletir sobre a importância da preservação da memória histórica e do compromisso contínuo com os ideais de liberdade e paz.
Os trabalhos selecionados serão exibidos numa exposição e/ou apresentação como parte das atividades planeadas para comemorar os 50 anos do encerramento do Campo de Concentração do Tarrafal, especificamente no dia 8 de maio, com a atribuição dos prémios aos 3 primeiros classificados, mediante os termos do concurso Este concurso está aberto a alunos do 12º ano das escolas secundárias dos concelhos de Tarrafal de Santiago, Santa Catarina de Santiago e São Miguel.

Edital do Concurso

Regulamento do Concurso

Formulário de Candidatura

Partilhar

Celebração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Os alunos de História da Escola Secundária de Salineiro, em Ribeira Grande de Santiago, participaram numa conversa dedicada à Proteção do Património histórico e cultural com incidência sobre o património Arqueológico e Subaquático.