No âmbito das estratégias de valorização do património cultural como pilar do desenvolvimento turístico, o Ministro do Turismo e Transportes, José Luís Sá Nogueira, realizou uma visita ao concelho de Santa Catarina, ilha de Santiago, acompanhado por equipas do Instituto do Património Cultural (IPC), do Ministério do Turismo, da Câmara Municipal de Santa Catarina e da Infraestruturas de Cabo Verde.
A ação teve como propósito inteirar-se do andamento dos trabalhos no Museu Norberto Tavares e conferir só ganhos da implementação do Centro Interpretativo da Olaria de Fonte Lima Financiado pelo Fundo do Turismo.
No Centro de Fonte Lima, foi partilhada a visão museológica orientada para a valorização dos saberes-fazeres ligados à olaria tradicional, numa perspetiva que articula património imaterial, práticas ancestrais e memória coletiva. Quanto ao Museu Norberto Tavares, dedicado à preservação do legado do consagrado músico e ativista — foi apresentado o projeto museográfico assente na valorização da identidade cultural nacional através da obra do patrono, Norberto Tavares.



Esta iniciativa representa um passo significativo no processo de reabilitação e ativação de equipamentos culturais estratégicos para Santa Catarina, reafirmando o compromisso das instituições envolvidas com a preservação da memória histórica, a dinamização turística de base comunitária e a promoção da coesão territorial. Por via de uma abordagem interinstitucional e participativa, reforça-se a cultura enquanto motor de desenvolvimento, educação e cidadania.




