O Instituto do Património Cultural recebeu a visita do Diretor de Relações Culturais e Científicas da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID), acompanhado por uma delegação da Embaixada de Espanha em Cabo Verde. A visita enquadrou-se no acompanhamento do Projeto de Valorização dos Faróis Históricos de Cabo Verde. A iniciativa já permitiu a reabilitação e valorização de três dos oito faróis selecionados, nomeadamente Dona Maria Pia, São José e Fontes Pereira de Melo, todos dotados de centros interpretativos que, desde a sua abertura ao público, receberam mais de três mil visitantes.



Resultado de uma cooperação sólida entre o IPC, o IMP e a AECID, o projeto constitui um marco na conservação e valorização do património marítimo nacional, promovendo ações integradas de restauro, formação e sensibilização cultural. No último ano, foram coordenadas uma formação específica no quadro do Projeto de Valorização dos Faróis Históricos de Cabo Verde, destinada a guias turísticos e guias do património, com vista à qualificação da interpretação e mediação cultural nos espaços reabilitados.
Durante o encontro, a Presidente do IPC apresentou a missão institucional do Instituto, os eixos estratégicos de intervenção e os projetos em curso, com destaque para aqueles que beneficiam do apoio da Cooperação Espanhola, sublinhando o seu contributo para o desenvolvimento sustentável e para a dinamização do turismo cultural. Foram abordados ainda os projetos da interpretação da Cidade Velha como Património Mundial, o Projeto de Turismo Cultural em serra Malagueta, no quadro do programa MAC 2021-2027, o Projeto de dinamizações do museus e da valorização do património imaterial.



O Diretor de Relações culturais e científicas da AECID salientou a importância de uma cooperação mais próxima e participativa, baseada na partilha de conhecimento e no intercâmbio cultural. Manifestou, igualmente, o interesse em levar a experiência cabo-verdiana de valorização do património à Madrid, no quadro de futuras iniciativas de cooperação e diálogo cultural.
A Cooperação Espanhola tem desempenhado um papel fundamental no apoio à preservação e valorização do património de Cabo Verde, nomeadamente nas intervenções na Cidade Velha, na promoção de ações formativas no âmbito do Programa Acerca, centradas no reforço de capacidades técnicas e de gestão patrimonial, contribuindo para uma abordagem integrada entre conservação, sustentabilidade e desenvolvimento local.


