Valorização das festividades de São João Baptista, Património Nacional

466676705_1001843651983405_2492372245083516661_n

Foi lançado no passado mês de outubro, o catálogo “Festividades de São João Baptista Cabo Verde: Santo Antão / Porto Novo – Brava”, uma publicação que documenta e celebra uma das mais importantes manifestações tradicionais do país. O catálogo reúne informações detalhadas sobre as festividades de São João Baptista, com destaque para os municípios de Porto Novo (Santo Antão) e Nova Sintra (Brava), oferecendo uma visão abrangente sobre os aspetos históricos, antropológicos e culturais dessa celebração.

A obra explora o ciclo ritualístico das festividades, a gastronomia típica, os adornos simbólicos e os mitos associados, destacando também as figuras emblemáticas que contribuíram para a valorização e perpetuação dessa prática ao longo de várias gerações. Elementos lúdico-religiosos e tradições únicas reforçam o papel das festas como manifestações de identidade cultural, tanto em Cabo Verde quanto na diáspora. A publicação surge no seguimento de um trabalho minucioso realizado pelo Instituto do Património Cultural (IPC), em parceria com as comunidades locais e os municípios envolvidos.

Este esforço inclui o inventário comunitário e o mapeamento do património cultural imaterial, culminando na classificação das festividades como Património Cultural Imaterial Nacional. Além de registrar a riqueza das celebrações, o catálogo tem como objetivo sensibilizar para a importância da sua preservação, promovendo medidas de salvaguarda e garantindo a sua transmissão às gerações futuras. É, assim, um documento essencial para fortalecer os laços de pertença e identidade, ao mesmo tempo, em que celebra a grandiosidade das festividades, que ecoam para além das fronteiras das ilhas, chegando às comunidades cabo-verdianas em Portugal, Itália, Holanda e EUA.

Partilhar