Seminário do projeto Margullar III – Missão de balanço do projeto margular II

Seminário do projeto Margullar III - Missão de balanço do projeto margula

No quadro da missão para o report final do projecto Margullar II, o Instituto do Património Cultural participou no seminário para a discussão dos programas e atividades para o Projeto Margullar III, denominado de Margullar Observer.

Trata-se de um programa que implicará Lanzarote, Madeira, Acores Canárias, Cabo Verde Senegal e São Tomé e Príncipe.

Das necessidades levantadas nos diferentes territórios, o Margullar Observer centrará em 3 pilares:

• Apoio à Investigação Conjunta com Suporte das novas tecnologias;

• Desenvolvimento do tecido Técnico e Científico;

• Transformação dos observatórios em vetores de Economia Azul.

No quadro destas atividades macro estão delineadas várias ações conjuntas entre os territórios, como a publicação de um livro, produção de documentário, criação de uma plataforma digital e realização de seminários e ações de formação de capacitação e técnico profissionais nos domínios da arqueologia subaquática.

O Margullar Observer potencializa os ganhos dos projetos anteriores voltados para o mapeamento dos recursos arqueológicos e o reforço dos espaços de interpretação, trazendo a perspetiva da integração na dinâmica do desenvolvimento da economia azul, mediante a criação de novos produtos turísticos.

Partilhar

Celebração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Os alunos de História da Escola Secundária de Salineiro, em Ribeira Grande de Santiago, participaram numa conversa dedicada à Proteção do Património histórico e cultural com incidência sobre o património Arqueológico e Subaquático.