O Campo de Concentração do Tarrafal de Santiago é hoje um dos espaços históricos mais visitados em Cabo Verde. Conhecido como o “Campo da Morte Lenta”, guarda entre os seus muros memórias profundas de resistência, sofrimento e luta por liberdade.
Totalmente musealizado, o Campo de Concentração de Tarrafal de Santiago convida o visitante a percorrer uma linha do tempo que revela as condições duras da repressão colonial. Através de documentos, objetos, imagens e testemunhos, é possível conhecer as histórias dos presos políticos que ali estiveram – os seus rostos, as suas convicções e as suas marcas.
Na manhã de quarta-feira, 16 de julho, o espaço recebeu a visita do Professor Doutor Durão Barroso, ex-Primeiro-Ministro de Portugal e ex-Presidente da Comissão Europeia. Atualmente, Durão Barroso, hoje Presidente do Conselho de Administração da GAVI – Aliança Global para as Vacinas – e Professor convidado na Universidade Católica Portuguesa, entre outras funções internacionais.


Acompanhado pelo Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Augusto Veiga, o visitante foi guiado pelos técnicos do Instituto do Património Cultural e pela Presidente do IPC, Ana Samira Silva Baessa. Durante a visita, aprofundou o seu contacto com a história do Campo, reconhecendo a importância de preservar este espaço como um testemunho vivo da memória coletiva e da valorização da liberdade.


