O presidente do Instituto do Património Cultural, Hamilton Jair Fernandes, acompanhado da Diretora dos Museus, Ana Samira Silva Baessa, do Gestor do Fundo de Turismo, Manuel Ribeiro e da Diretora da Cultura da Câmara Municipal da Boa Vista, Leidy Diana Barros, visita as obras de reabilitação da antiga Alfândega Velha, sito na ilha da Boa Vista.
Durante a visita que foi guiada pela empresa responsável pela empreitada, Fernandes pôde confirmar o avanço dos trabalhos, com a correção das principais patologias de degradação do edifício com a substituição da argamassa de cimento por argamassa de cal hidráulico mais adequado tendo em conta a localização do edifício. A intervenção prevê ainda a reposição do alpendre, elemento caraterístico do edifício, bastante revindicado pela população local.
Estas obras enquadram-se no âmbito do projeto de criação do Museu de Arqueologia da Boa Vista, financiado pelo Governo de Cabo Verde, através do Plano Operacional do Turismo – POT, pela Câmara Municipal da Boa Vista e o projeto Margullar2 no quadro do Programa MAC 2014-2020.
Um museu que irá acolher parte significativa do espólio arqueológico nacional proveniente dos naufrágios da ilha e que para além de proteger, valorizar e divulgar o seu legado arqueológico contribuirá para a diversificação da oferta turístico-cultural.