Presidente do IPC reúne com os empresários da Cidade Velha, Património Mundial

1

O presidente do Instituto do Património Cultural, Hamilton Jair Fernandes, acompanhado do coordenador do Gabinete de Gestão da Cidade Velha, Património Mundial, reuniu com os empresários do sector turístico da Cidade Velha.

O objetivo do encontro foi ouvir os operadores turísticos locais, neste momento em que Cidade Velha fará a reabertura do Roteiro Turístico do sítio sob a gestão do Estado de Cabo Verde, através do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas. Uma nova gestão que começa pela disponibilização de novos serviços e principalmente por uma gestão mais participativa e impactante tanto para os agentes do turismo como para a comunidade local, tendo sempre como base o plano de Gestão da Cidade Velha, 2019/2022, aprovada pela UNESCO.

Durante o encontro, os operadores demonstraram a sua preocupação a nível das condições urbanísticas em que se encontra o sítio e do impacto que o mesmo poderá ter sobre a procura turística na Cidade Velha. O presidente do IPC por sua vez enfatizou a importância da responsabilização e de um trabalho conjunto entre as entidades estatais de Ribeira Grande de Santiago, dos operadores turísticos e da população residente.

Fernandes realçou ainda que nesta nova etapa em que a perspetiva é promover o turismo na Cidade Velha, Património Mundial, todos os esforços estão a serem realizados com o único objetivo de alavancar a economia local, ao mesmo tempo se dão continuidade aos projetos de preservação, valorização e salvaguarda do sítio.

De recordar que a gestão do Roteiro Turístico da Cidade Velha, Património Mundial, esteve concessionada à uma empresa privada, desde 2006, passando novamente para o Estado de Cabo Verde no passado mês de março.

11
Partilhar

Celebração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Os alunos de História da Escola Secundária de Salineiro, em Ribeira Grande de Santiago, participaram numa conversa dedicada à Proteção do Património histórico e cultural com incidência sobre o património Arqueológico e Subaquático.