Presidente do IPC recebe novo pároco em missão na paróquia do Santíssimo Nome de Jesus

Presidente do IPC recebe novo pároco em missão na paróquia do Santíssimo Nome de Jesus

O presidente do Instituto do Património Cultural, Hamilton Jair Fernandes, recebeu nesta amanhã o Padre Joaquim Brito, novo pároco em missão na paróquia do Santíssimo Nome de Jesus, na Cidade Velha, Património Mundial.

O convite para o encontro teve como fim uma apresentação formal da Instituição e dos projetos que têm sido feitos no sítio histórico em estreita articulação e parceria com a Diocese de Santiago.

Fernandes começou por falar do mais recente, a reabilitação da Igreja de Nossa Senhora do Rosário. Um projeto no âmbito do Programa de Requalificação, Reabilitação e Acessibilidades, financiado pelo Governo de Cabo Verde, que de entre outros critérios, sua efetivação se deveu à importância histórica e cultural que a mesma representa para o país.

E, mais do que devolver a comunidade o seu espaço de culto religioso, esta parceria tem permitido a igreja realizar, junto da população, ações de sensibilização sobre a relevância da salvaguarda do património cultural, auxiliando o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas no processo de gestão dos bens culturais religiosos da Cidade Velha, Património Mundial.

Um trabalho que deverá continuar com as demais intervenções que decorrerão no sítio, a nível do património religioso, mormente, a musealização das Ruínas da Igreja de Nossa Senhora da Conceição. O projeto terá início em breve e permitirá a conservação dos vestígios localmente, uma compreensão fidedigna da história e do sítio arqueológico na sua íntegra, e inovar as infraestruturas culturais do sítio histórico.

O Padre Joaquim Brito por sua vez reiterou a sua disponibilidade para continuar a trabalhar em prol da sua nova paróquia bem como na gestão dos edifícios religiosos do sitio, exaltando que todos têm uma responsabilidade perante este trabalho que o Instituto do Património Cultural tem realizado ao longo dos anos.

Partilhar

Celebração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Os alunos de História da Escola Secundária de Salineiro, em Ribeira Grande de Santiago, participaram numa conversa dedicada à Proteção do Património histórico e cultural com incidência sobre o património Arqueológico e Subaquático.