Presidente do IPC recebe Associação das Igrejas Adventistas do Sétimo Dia em Cabo Verde

presidente-do-ipc-recebe-associacao-das-igrejas-adventistas-do-setimo-dia-em-cabo-verde

O presidente do Instituto do Património Cultural, Dr. Hamilton Jair Fernandes, acompanhado pelos técnicos da Direção dos Monumentos e Sítios, Ivalena Delgado e José Landim, recebeu os representantes da Associação das Igrejas Adventistas do Sétimo Dia em Cabo Verde, na pessoa do presidente Pastor Natalino Martins, do Dirigente da Liga para a Área Social, Sr. Cipriano Fernandes, e do Secretário Executivo, Pastor Armindo Género.

O objetivo da reunião foi apresentar ao presidente do IPC a proposta do projeto para a reabilitação das igrejas adventistas mais antigas, que se encontram num avançado estado de degradação.

Fernandes explicou que todos os edifícios contemplados pelo Programa de Requalificação, Reabilitação e Acessibilidades, PRRA, do Governo da IX legislatura, onde coube ao Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, através de IPC a responsabilidade de atuar sob o eixo IV (Reabilitação do Património Histórico, Cultural e Religioso), foram devidamente inventariados, tendo em conta os critérios como o valor histórico, a temporalidade e o valor arquitetónico e patrimonial.

Critérios estes, que se encontram estabelecidos no novo Regime Jurídico do Património Cultural (Lei nº 85/IX/2020 de 20 de abril) e foram fatores cruciais no processo de seleção dos trinta e um (31) edifícios comtemplados pelo PRRA, dos quais dezassete (17) já se encontram reabilitados ou na fase final das intervenções.

No final do encontro ficou o compromisso da criação de uma equipa conjunta para o estudo e análise do estado de conservação dos edifícios propostos pela Associação, com o fito de serem incluídos nos próximos programas de reabilitação.

De recordar que os representantes da Igreja Adventistas do 7º dia, foram recebidos no início da semana em curso, pelo Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Dr. Abraão Vicente.

Partilhar

Projeto de Reabilitação da Ponte Canal

Decorrem os trabalhos para a reabilitação da Ponte Canal com a Instalação dos cimbres metálicos que supontam o arco da referida ponte. A reabilitação desta