“Os museus são a prova da resiliência no setor da cultura” – MCIC, Abraão Vicente

“Os museus são a prova da resiliência no setor da cultura” – MCIC, Abraão Vicente

Celebramos, hoje, o Dia Internacional dos Museus, com uma boa notícia: já temos o primeiro Quadro Jurídico dos Museus e da Rede Museus de Cabo Verde, que entra em vigor no próximo domingo. Celebramos o dia, ainda, sob o signo da resiliência desta instituição que é a guardiã da história de uma nação e, ao mesmo tempo, espaço de partilha de conhecimento do nosso passado e apoio à projeção do nosso futuro.

O Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, visitou, neste dia que se celebra, em todo o mundo, o Dia dos Museus, o Museu da Arqueologia, em Chã de Areia, e o Museu Etnográfico da Praia, no Plateau, com vista a acompanhar todo o trabalho que tem sido feito durante estes anos e celebrar os ganhos conseguidos em Cabo Verde, apesar da pandemia.

“Os museus são a prova da resiliência no setor da cultura. Ao contrário de outros setores que sofreram, de fato, um grande choque com a pandemia, os museus continuaram com o mesmo valor. Estamos a preparar estas instituições para que no pós-pandemia estejam adaptadas para o futuro”, afirmou o governante após as visitas aos museus e à decorrente exposição sobre o pano de terra.

O MCIC apelou, ainda, às famílias cabo-verdianas a visitarem mais os museus. Para além de aumentar a qualidade dos conteúdos dos museus, bem como a reabilitação de 3 museus – Museu da Resistência (Tarrafal de Santiago), Casa/Museu Eugénio Tavares (Ilha Brava) e Casa da Morna (Tarrafal de São Nicolau), a aprovação do Quadro Jurídico dos Museus e da Rede Museus de Cabo Verde, o projeto museológico e museográfico, o Governo de Cabo Verde, através do MCIC, irá apostar numa maior dignificação dos museus do arquipélago e, ainda, levá-los às localidades que não têm acesso à estrutura física museológica.

Partilhar

Projeto de Reabilitação da Ponte Canal

Decorrem os trabalhos para a reabilitação da Ponte Canal com a Instalação dos cimbres metálicos que supontam o arco da referida ponte. A reabilitação desta