Obras da reabilitação da Igreja de Santa Catarina na reta final

1

Erguida no século XIX, a primeira igreja da paróquia do concelho de Santa Catarina de Santiago, foi um dos edifícios históricos/religiosos comtemplados pelo Programa de Reabilitação, Requalificação e Acessibilidade (PRRA), financiado pelo governo de Cabo Verde. Enquadrada no Eixo IV, Reabilitação do Património Histórico, Cultural e Religioso, o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, responsável pela sua execução através do Instituto do Património Cultural, desenhou um projeto que configura na valorização arquitetónica, histórica e patrimonial da igreja.

As intervenções que deram início em fevereiro de 2020, passam por uma recuperação estrutural do edifício, que reflita o contexto de contemporaneidade no qual foram concebidas, tornando legível o que é original, com soluções construtivas que visam a durabilidade dos materiais e que permita o funcionamento e manutenção das instalações a um custo reduzido.

A reabilitação compreende pela substituição da cobertura, em telha de marselha, do piso, da eletricidade e rede de esgotos, pela recuperação das fachadas exteriores com tratamento e pintura dos rebocos e cantarias, pela substituição das carpintarias (portas e janelas) e pela ornamentação exterior, tornando-a mais funcional, moderna e ampla, melhorando a acústica e o conforto do espaço.

Trata-se de um projeto que foi arquitetado de forma minuciosa, à semelhança dos outros edifícios, que garante a estabilidade do edificado no presente, assumindo também a sua segurança no futuro, atribuindo uma maior comodidade aos fiéis que celebram a missa da Santa padroeira a 25 de Novembro.

19
Partilhar

Projeto de Reabilitação da Ponte Canal

Decorrem os trabalhos para a reabilitação da Ponte Canal com a Instalação dos cimbres metálicos que supontam o arco da referida ponte. A reabilitação desta

Equipa do IPC e do Fundo do Turismo visitam obras do Centro Interpretativo da Olaria de Fonte Lima

Equipa do IPC e do Fundo do Turismo visitam obras do Centro Interpretativo da Olaria de Fonte Lima

A visita permitiu ao Fundo do Turismo na qualidade de entidade financiadora inteirar-se do progresso das obras que dão forma ao primeiro Centro interpretativo de Olaria tradicional de cabo verde.

As obras que entram agora na fase de acabamento deverão ser concluídas e inauguradas, ainda neste semestre.