O Presidente do Instituto do Património Cultural, Hamilton Jair Fernandes, acompanhado da Diretora dos Museus, Ana Samira Silva Baessa e da Diretora substituto dos Monumentos e Sítios, recebeu nesta manhã, o Presidente do Conselho Diretivo do Instituto Marítimo e Portuário, Seidi dos Santos e o Vogal Executivo, Armando Lopes.
O objetivo do encontro foi discutir uma possível parceria entre os dois institutos, a fim de trabalharem num projeto de recuperação dos faróis existentes em Cabo Verde.
Projeto que para além da recuperação, pretende-se que os faróis, patrimónios histórico-culturais possam ser edifícios integrantes da rota turística do país.
O presidente do IPC aproveitou o momento para falar sobre o mais recente programa do Governo, que será lançado brevemente, que irá trabalhar na restauração dos edifícios de alto valor patrimonial com o fim de reutilizá-los, de forma sustentável, como ativos estratégicos, colocando-os à disposição do sector turístico.
A inclusão dos faróis seria uma mais valia e aliado à sua recuperação estaria também a vertente interpretativa, pois trata-se de edifícios com memória histórica.
No final do encontro ficou acordado a realização de um inventário do estado de conservação de todos os faróis existentes no país seguido da assinatura de um protocolo entre o IPC e o IMP para que o projeto seja efetivado.