Inventário de base comunitário – concelho de Santa Cruz

Inventário de base comunitário – concelho de Santa Cruz

De 22 de fevereiro a 04 de março o Instituto do Património Cultural, em parceria com a Câmara Municipal de Santa Cruz, realizou um workshop de capacitação e inventário no domínio do património cultural imaterial no referido concelho.

O inventário do património cultural imaterial mirou a manifestação da tabanca, do batuque e do funaná.

Um grupo composto por 20 jovens oriundos das várias localidades do concelho, foi capacitado e conduziu os trabalhos de inventariação no terreno com os detentores e praticantes das manifestações, durante dez dias, percorrendo o município de lés-a-lés.

Foi também uma oportunidade para o instituto realizar o mapeamento dos recursos concelhios visando a criação de um roteiro turístico-cultural enquadrado no plano estratégico para desenvolvimento do turismo cultural, em curso.

O inventário das manifestações deverá também permitir, no futuro próximo, a criação de um centro interpretativo, a classificação de bens à escala municipal e sustentar a linha orientadora da política cultural para o município.

Partilhar

Projeto de Reabilitação da Ponte Canal

Decorrem os trabalhos para a reabilitação da Ponte Canal com a Instalação dos cimbres metálicos que supontam o arco da referida ponte. A reabilitação desta

Equipa do IPC e do Fundo do Turismo visitam obras do Centro Interpretativo da Olaria de Fonte Lima

Equipa do IPC e do Fundo do Turismo visitam obras do Centro Interpretativo da Olaria de Fonte Lima

A visita permitiu ao Fundo do Turismo na qualidade de entidade financiadora inteirar-se do progresso das obras que dão forma ao primeiro Centro interpretativo de Olaria tradicional de cabo verde.

As obras que entram agora na fase de acabamento deverão ser concluídas e inauguradas, ainda neste semestre.