Início das Obras de reabilitação e musealização do Forte de São Veríssimo

Início das Obras de reabilitação e musealização do Forte de São Veríssimo

A Fortaleza de São Veríssimo está prestes a conquistar um lugar de destaque no mapa do roteiro turístico da Cidade Velha, Património Mundial, graças às obras de reabilitação e musealização que agora se iniciam.

O projeto de reabilitação recebeu um importante suporte financeiro, sendo cofinanciado pelo Governo de Cabo Verde, através do Fundo do Turismo e pelo Fundo Africano do Patrimônio Mundial, uma respeitada organização intergovernamental dedicada à conservação e proteção do patrimônio cultural e natural de excecional valor universal em África.

O orçamento global do projeto ronda os 30 mil euros, refletindo o compromisso conjunto de preservar e revitalizar esse importante Património histórico e Cultural do Sítio. O Instituto do Património Cultural programou para fase que antecedeu as obras, atividades de sensibilização e mobilização, com ações de informação junto da comunidade residente e envolvente.

A consolidação das suas estruturas coincidirá com a musealização do monumento, mediante a implementação de mecanismos de interpretação e fruição cultural.

Edificado no final do século XVI (1590), o forte ocupou, outrora, uma posição estratégica na defesa do “porto” e da baía contra os frequentes ataques de piratas e corsários.

Partilhar

Celebração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Os alunos de História da Escola Secundária de Salineiro, em Ribeira Grande de Santiago, participaram numa conversa dedicada à Proteção do Património histórico e cultural com incidência sobre o património Arqueológico e Subaquático.