Iniciaram-se os trabalhos relativos à elaboração do Relatório quadrienal da Convenção de 2005 por meio de uma conferência, implicando as principais partes interessadas.
Após a ratificação da Convenção de 2005 da UNESCO sobre a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais em 2021, Cabo Verde comprometeu-se a formular e implementar políticas e medidas destinadas a apoiar a criação, produção, distribuição e acesso a atividades, bens e serviços culturais no âmbito nacional. Na qualidade de Estado-Parte, o país tem o encargo de submeter, até 30 de junho de 2024, o Relatório Quadrienal referente à implementação da referida Convenção.
A conferência que decorre durante o dia de hoje, surge como uma plataforma de reflexão para reunir os principais stakeholder, incluindo entidades governamentais, setor privado, associações, promotores e agentes culturais, com o propósito de colaborar no processo de elaboração do referido relatório.
Igualmente este fórum contribui na identificação de novas iniciativas a serem impulsionadas para a efetiva implementação da Convenção da Diversidade Cultural, visando promover a criação, o diálogo, a diversidade e a tolerância, com vistas a fortalecer o setor criativo e cultural em escala nacional.
A sessão será sucedida por um período de três dias dedicados à capacitação das partes nacionais que conta com a intervenção de um Expert da UNESCO para a Convenção de 2023, Jordi Portolés.