Exposição “Cabo Verde, da descoberta aos nossos dias – Um olhar através dos objetos”

Exposição “Cabo Verde, da descoberta aos nossos dias – Um olhar através dos objetos”

Alusiva à comemoração do Dia Internacional dos Museus, que se assinala hoje, 18 de maio, realizou-se uma exposição sob o tema “Cabo Verde, da descoberta aos nossos – Um olhar através dos objetos” no Museu da Tabanca.

A exposição sobre a etnografia e a arqueologia cabo-verdiana, foi realizada não só com o objetivo de levar o Museu Etnográfico e de Arqueologia, ambas sitos na Cidade da Praia, até à comunidade de Chão de Tanque, mas também promover o maior conhecimento a cerca do património cultural, a sua preservação, valorização e promoção, a importância dos museus como espaço de investigação, conservação, valorização e divulgação do património cultural e natural, e a realidade museológica do país.

A visita guiada permitiu aos alunos perceber o contexto e a utilidade dos objetos expostos, bem como o processo de conservação e preservação volvidos em torno dos mesmos.

Trata-se de mais uma iniciativa enquadrada dentro dos projetos da Direção dos Museus em levar os Museus às escolas e às comunidades como forma de promover a educação patrimonial e aproximar as pessoas dos núcleos museológicos e de lhes incutir um sentimento de pertença e apropriação do seu património.

Partilhar

Celebração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Os alunos de História da Escola Secundária de Salineiro, em Ribeira Grande de Santiago, participaram numa conversa dedicada à Proteção do Património histórico e cultural com incidência sobre o património Arqueológico e Subaquático.