Uma equipa técnica do Instituto do Património Cultural (IPC) e da Infraestruturas de Cabo Verde (ICV) realizou, esta semana, uma visita às obras de reabilitação da Igreja de São Roque, em Rabil, na ilha da Boa Vista. A visita teve como objetivo acompanhar a evolução dos trabalhos iniciados em janeiro de 2025, no âmbito do Programa de Valorização do Património Histórico, Cultural e Religioso.
As intervenções em curso registam avanços significativos, com a remoção integral do revestimento parietal interno e externo, a desmontagem da estrutura de cobertura e a substituição dos elementos estruturais degradados, bem como o início da reconstituição superficial utilizando técnicas construtivas tradicionais.



Paralelamente, já foi iniciado o processo de revestimento das paredes com novo reboco, e está em curso a produção de vãos estruturais, respeitando as características arquitetónicas originais. A fase atual inclui implementação de sistemas de infraestrutura sanitária para adequação funcional do edifício.
A reabilitação da Igreja de São Roque insere-se na estratégia governamental de valorização do património cultural, contribuindo para a conservação deste monumento histórico e para a dinamização do turismo cultural e religioso.
Com um investimento de 33.000.000$00 (trinta e três mil contos), financiado pelo Governo de Cabo Verde, a intervenção está enquadrada no Eixo IV do Programa de Reabilitação, Requalificação e Acessibilidades (PRRA), com um investimento global superior a 600.000.000$00 (seiscentos mil contos).




