Equipa do IPC visita escavações arqueológicas na Baía do Alcatraz, São Domingos

Equipa do IPC visita escavações arqueológicas na Baía do Alcatraz, São Domingos

Uma equipa do Instituto do Património Cultural, liderado pelo seu presidente, Hamilton Jair Fernandes, visitou nesta manhã, os trabalhos de escavação arqueológica na Baía do Alcatraz em São Domingos.

Visita que foi conduzida pelo arqueólogo da Universidade de Cambridge, Cristopher Evans e que contou também com a presença do presidente da Câmara Municipal de São Domingos, Isaías Varela e do pároco local.

Evans explicou que nesta primeira semana as escavações serviram essencialmente para recuperar os trabalhos realizados nos finais de 2018 e estabelecer a extensão e gravidade dos danos causados, na qual foram encontrados vestígios que indicam a existência de pelo menos 5 estruturas habitacionais na comunidade.

Explicou ainda, que na próxima semana o foco é recuperar mais materiais para datação e exibição futura, com recurso a sonda, e realizar uma avaliação das necessidades de conservação e potencial turístico, uma vez que num futuro próximo pretende-se criar um centro interpretativo do Alcatraz.

Centro este, que para além de ser um espaço de investigação, será mais um ex-líbris do sítio histórico a nível do turismo.

Há que realçar que as escavações estão a ser realizadas em parceria com a Câmara Municipal de São Domingos, até dia 11 de novembro

Partilhar

Projeto de Reabilitação da Ponte Canal

Decorrem os trabalhos para a reabilitação da Ponte Canal com a Instalação dos cimbres metálicos que supontam o arco da referida ponte. A reabilitação desta