Diretor Executivo do Fundo Mundial para o Património Africano visita Cidade Velha, Património Mundial

Diretor Executivo do Fundo Mundial para o Património Africano visita Cidade Velha, Património Mundial

Acompanhado pela Presidente do Instituto do Património Cultural, Ana Samira Silva Baessa, Souayebou Varissou visitou o Sítio para conhecer in loco os trabalhos de preservação e promoção que têm sido feitos no único bem nacional na lista de Património Mundial.

Da Fortaleza Real de São Filipe à Praça do Pelourinho, o impressionado com a conservação do bem, felicitando a equipa do IPC pela preservação e valorização dos atributos da Cidade Velha, Património Mundial.

Varissou frisou ainda que Cidade Velha é um sitio extremamente rico, construído em torno de atributos e símbolos materiais, mas também de mensagens de uma África que avança.

Afirmou ainda que é um espaço que diz respeito a todos os africanos por causa do trafico negreiro, das primeiras igrejas, do espirito do imaterial e da sublimação que faz com que todos sintam cabo-verdianos, garantindo que o Fundo do Património Mundial Africano vai dar a sua contribuição para que o sítio histórico seja sempre a cor e o sorriso do património mundial.

A presidente do IPC aproveitou o momento para falar sobre os projetos em curso, como a “Gestão do património mundial pós-covid-19, o projeto de Requalificação urbana e ambiental financiado pelo Banco Mundial, a requalificação da Orla Marítima financiada pelo Programa Operacional do Turismo, POT, e o projeto de sinalética integral dos monumentos submetido à UNESCO.

Também se fez uma passagem pelo Forte de São Veríssimo, cujo projeto financeiro de Reabilitação já foi aprovado pelo Fundo devendo se materializar-se ainda no segundo semestre deste ano.

Partilhar

Celebração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Os alunos de História da Escola Secundária de Salineiro, em Ribeira Grande de Santiago, participaram numa conversa dedicada à Proteção do Património histórico e cultural com incidência sobre o património Arqueológico e Subaquático.