Dia Aberto de Escavações reforça ligação entre ciência e comunidade em Cidade Velha-Património Mundial

WhatsApp Image 2026-02-16 at 17.04.51 (3)

A iniciativa permitiu ao público acompanhar de perto os trabalhos científicos desenvolvidos na Igreja do Complexo da Misericórdia, proporcionando um momento de partilha entre especialistas e comunidade. Os participantes puderam observar diretamente as técnicas de escavação, o rigoroso registo arqueológico e a identificação de vestígios históricos, reforçando a valorização e a compreensão do património cultural.

Trata-se da terceira campanha de escavação arqueológica na envolvente da Igreja da Misericórdia, que ocorre paralelamente às obras de requalificação urbana e ambiental em curso na Cidade Velha. A intervenção está centrada nos muros perimetrais e nas áreas circundantes do edifício da igreja, no âmbito da prevista implantação do Centro Interpretativo no local. As unidades estratigráficas identificadas serão integradas no espaço a edificar, assegurando a salvaguarda in situ, a leitura arqueológica contínua e a futura musealização dos contextos e estruturas exumados.

Os trabalhos são conduzidos por uma equipa técnica multidisciplinar, sob coordenação científica do arqueólogo André Teixeira, da Universidade Nova de Lisboa, com a colaboração de dois arqueólogos da sua equipa, técnicos do Instituto do Património Cultural (IPC) e assistentes locais. A campanha integra um processo de investigação faseado iniciado em janeiro de 2025, cujos resultados têm sustentado as opções técnicas, arquitetónicas e museográficas do projeto de requalificação urbana atualmente em curso.

Últimas Notícias