Cultura integrada no processo de Avaliação Pós-Desastre (PDNA) em São Vicente

549401839_1248109847356783_2420626173285686542_n

Cabo Verde deu início à Avaliação de Danos e Necessidades Pós-Desastre (Post Disaster Needs Assessment – PDNA), em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), após a passagem da Tempestade Erin, que em agosto de 2025 provocou graves inundações em São Vicente, Santo Antão e São Nicolau. O processo, de referência internacional, visa quantificar danos, perdas e necessidades de recuperação em vários setores, incluindo pela primeira vez o setor da Cultura.

A Equipa Cultura, coordenada por dois experts da UNESCO, integra técnicos nacionais do MCIC representados pelo IPC, CNAD, Biblioteca Nacional, Centro Cultural do Mindelo e Arquivo Histórico Nacional, e encontra-se em missão no terreno entre 15 e 27 de setembro, após uma formação inicial realizada no dia 16. Após uma formação específica para o setor da Cultura, ministrada pela especialista Cristina Menegazzi, os trabalhos prosseguem com o cruzamento de vários relatórios iniciais com visitas de terreno para o levantamento multissetorial, exaustivo e metodológico dos danos e perdas no setor da Cultura e Indústrias Criativas.

A integração da Cultura no PDNA constitui um marco importante para assegurar que o processo de recuperação em Cabo Verde seja abrangente, incluindo a salvaguarda da identidade cultural, do património histórico e o fortalecimento das indústrias criativas como elementos essenciais do desenvolvimento sustentável e resiliente pós-catástrofe.

Últimas Notícias