Cidade Velha Património Mundial recebeu 22.359 visitantes em 2023.

Cidade Velha Património Mundial recebeu 22.359 visitantes em 2023.

Estas entradas representam um aumento em 2.561 visitantes, comparado aos registros ao ano 2022 ( 19.798).

Em termos de segmentos, o público principal foram os turistas estrangeiros, representando um total de 11.887 entradas . O que corresponde a 53%.

O Roteiro Turístico da Cidade Velha Património Mundial, tutelado pelo Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, através do Instituto do Património Cultural , recebeu ainda 4.602 estudantes e 3.321 turistas nacionais, pautados em 21 e 15 pontos percentuais respetivamente.

As visitas oficiais representam 11% das entradas, somando um total de 2.549 visitantes.

O período de maior afluência regista-se entre os meses de fevereiro – abril e outubro-dezembro, com maior expressão no segmento dos turistas estrangeiros, devido a época alta dos cruzeiros.

É expectado um aumento gradual do fluxo de turistas nos anos vindouros, principalmente com a finalização de projetos estruturantes financiados pelo Governo através do POT, que incluem a requalificação da Orla Marítima já em fase de conclusão e a Requalificação Urbana e Ambiental do Sítio Histórico financiadas pelo Banco Mundial, que agrega 8 projetos de intervenção em diferentes bairros do Sítio Histórico e a sinalética do Sítio, financiado pela UNESCO.

Partilhar

Celebração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Os alunos de História da Escola Secundária de Salineiro, em Ribeira Grande de Santiago, participaram numa conversa dedicada à Proteção do Património histórico e cultural com incidência sobre o património Arqueológico e Subaquático.