Cabo Verde Celebra o 5.º Aniversário da Elevação da Morna a Património Mundial

469848979_1019369466897490_5318579753417857169_n

11 de dezembro, Cabo Verde assinalou o 5.º aniversário da elevação da Morna a Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO. Para celebrar esta data histórica, o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, através do Instituto do Património Cultural (IPC), promoveu uma série de serenatas interpretadas pelo grupo musical Vulcão do Fogo, que percorreram locais de grande simbolismo na cidade da Praia. As comemorações iniciaram-se no Palácio da Presidência, onde os músicos foram recebidos pelo Presidente da República, Dr. José Maria Neves.

No Palácio do Governo, a serenata contou com a presença do Primeiro-Ministro, Dr. Ulisses Correia e Silva, e dos funcionários públicos. Na Assembleia Nacional, foram acolhidos pelo Presidente da Assembleia Nacional, Dr. Austelino Correia e o sendo testemunhado por deputados, funcionários e pelo Ministro da Cultura, Dr. Augusto Veiga.A celebração estendeu-se até à Rua Pedonal do Plateau, envolvendo a comunidade numa expressão viva de pertença e orgulho cultural.

Estas atividades integram a Semana da Morna, que incluiu um workshop técnico dedicado à salvaguarda desta expressão musical cinco anos após a sua classificação como Património Mundial. Estas iniciativas reforçam o compromisso contínuo de Cabo Verde com a preservação e promoção da Morna como um dos maiores símbolos da sua identidade cultural.

Partilhar

Cimboa para o Desenvolvimento Sustentável

No âmbito do Projeto “Cimboa para o Desenvolvimento Sustentável”, financiado pela União Europeia através do programa PROCULTURA, com financiamento de 36.911€, a Direção do Património