Atividades dia Internacional dos Museus – Museu Norberto Tavares

Atividades dia Internacional dos Museus – Museu Norberto Tavares

Alusiva à comemoração do Dia Internacional dos Museus, que se assinala hoje, 18 de maio, realizou-se um conjunto de atividades socioeducativas no Museu Norberto Tavares.

A palestra destinada aos alunos do 6º ano do Liceu Amílcar Cabral na Cidade de Assomada, deu início às atividades com o tema “Importância dos Museus no Desenvolvimento Socioeducativo”. O objetivo foi desmistificar a ideia de que os museus são espaços fechados, destinados apenas a guardar memórias. Pelo contrário, são locais onde se promove a vivência e a partilha.

Durante a palestra ministrada pela antropóloga e técnica do Instituto do Património Cultural, Eugénia Alves, falou-se ainda sobre a relevância da preservação do património, como um instrumento útil para dinamizar outros setores, e impactar positivamente as comunidades. Um trabalho que a Direção dos Museus de Cabo Verde tem levado a cabo não só com a camada estudantil, mas também o público em geral, levando os museus às escola e às comunidades, tendo como foco a promoção da educação patrimonial e o aproximar das pessoas dos núcleos museológicos e de lhes incutir um sentimento de pertença e apropriação do seu património.

Igualmente foi realizado visita guiada com os alunos à exposição temporária com os acervos de reserva do museu. A atividade realizada em parceria com a Câmara Municipal de Santa Catarina contou com a presença do Diretor da Cultura da CMSC, Sidney Martins.

Partilhar

Celebração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Os alunos de História da Escola Secundária de Salineiro, em Ribeira Grande de Santiago, participaram numa conversa dedicada à Proteção do Património histórico e cultural com incidência sobre o património Arqueológico e Subaquático.