Apresentação do Catálogo do Inventário do Património Cultural Imaterial

apresentacao-do-catalogo-do-inventario-do-patrimonio-cultural-imaterial

Foi apresentado ontem, no Centro Cultural da Ribeira Grande de Santiago, o Catálogo do Inventário do Património Cultural Imaterial.

A apresentação foi realizada pela Diretora do Património Imaterial, Sandra Mascarenhas, e contou com a participação da Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago na pessoa do vereador Venceslau Sanches, do Comandante da Policia da RGS, Arlindo Furtado, do Chefe de Serviço no Gabinete Técnico de Cidade Velha, Cláudio Ramos e dos representantes das comunidades da Calabaceira, Centro Histórico e Salineiro.

Comunidades estas, que tiveram um papel determinante tanto no processo de identificação e inventário dos bens Património Cultural Imaterial como na partilha do saber fazer, sendo criadores e especialistas do seu património.

Durante explanação, realçou-se a importância do inventário na preservação do PCI, no processo de transmissão do conhecimento e na participação das comunidades na gestão e conservação do património.

Um documento que vem fazer jus à lei nº85/IX/2020 do Regime Jurídico de Proteção e Valorização do Património Cultural, que estipula a salvaguarda, promoção e valorização do património cultural, histórico e arquitetónico; a promoção da cultura cabo-verdiano e apoia a iniciativas que estimulem a criação individual e a circulação de obras e bens culturais de qualidade, como obrigações do Estado.

Há que realçar que, o Catálogo do Inventário do Património Cultural Imaterial foi o primeiro financiamento concedido a Cabo Verde pela UNESCO, no que diz respeito à salvaguarda do Património Cultural Imaterial, e contou com o apoio da Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago e do Projeto Cultura Cidade Velha a nível da organização do processo de inventário no terreno e da SOSTURMAC – programa MAC INTERREG da União Europeia – com o financiamento para a edição.

Partilhar

Celebração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Os alunos de História da Escola Secundária de Salineiro, em Ribeira Grande de Santiago, participaram numa conversa dedicada à Proteção do Património histórico e cultural com incidência sobre o património Arqueológico e Subaquático.