Apresentação do Catálogo 3 Ritmos – Batuku, Tabanka e Funaná

Catalogo

O Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas através do Instituto do Património Cultural apresentou no passado dia 04 de março, no Salão Nobre do Paços do Concelho de Santa Cruz o “Catálogo 3 Ritmos – Batuku, Tabanka e Funaná”.

Catálogo, resultado do projeto de inventário direcionado aos três ritmos característicos do concelho de Santa Cruz e que faz parte da agenda cultural do concelho e da ilha de Santiago.

O MCIC, através do IPC, tem trabalhado num conjunto de ações e projectos junto dos detentores de conhecimentos, do saber-fazer, os praticantes, aqueles que mantêm viva a tradição; todos aqueles que direta ou indiretamente contribuem para a sustentabilidade do património, desde ONG’s, pessoas individuais, às autarquias locais.

A gestão e salvaguarda do PCI é sempre uma política participativa, inclusiva, envolvendo todos os atores, desde a documentação da manifestação ao estabelecimento dos alicerces para a sua salvaguarda e sustentabilidade.

A evento foi presidido pela presidente do IPC, Ana Samira Silva Baessa e pelo presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz, Carlos Silva.

Partilhar

Celebração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Os alunos de História da Escola Secundária de Salineiro, em Ribeira Grande de Santiago, participaram numa conversa dedicada à Proteção do Património histórico e cultural com incidência sobre o património Arqueológico e Subaquático.