Adalberto Augusto Brito Martins Tavares foi nomeado Chefe de Gabinete de Gestão da Cidade Velha, uma estrutura fundamental da Direção de Monumentos e Sítios, cuja missão é preservar e dinamizar este importante Património Mundial. A sua nomeação, em regime de substituição e comissão de serviço, reforça o compromisso das autoridades na proteção e valorização da Cidade Velha, classificada pela UNESCO desde 2009.
Com uma trajetória consolidada na área da arquitetura e urbanismo, Adalberto Tavares traz consigo um vasto conhecimento técnico e experiência prática. Além de ser arquiteto e técnico do Instituto do Património Cultural, foi selecionado para um prestigiado programa de Mentoria da UNESCO, que visa a capacitação de novos especialistas para a gestão do património mundial em África. No âmbito desse programa, foi um dos dois profissionais escolhidos para integrar a Missão de Monitorização nos sítios do património mundial em Gana, especificamente “Forts and Castles, Volta, Greater Accra, Central and Western Regions”.
O novo chefe do Gabinete de Gestão da Cidade Velha assume o desafio de coordenar ações que garantam a conservação e o desenvolvimento sustentável do sítio, articulando esforços para a sua valorização histórica e turística.