A convite do IANCV a equipa do Instituto do Património Cultural reuniu-se com a equipa do Arquivo Nacional de Cabo Verde para a materialização de um novo projeto do ANCV

a-convite-do-iancv-a-equipa-do-instituto-do-patrimonio-cultural-reuniu-se-com-a-equipa-do-arquivo-nacional-de-cabo-verde-para-a-materializacao-de-um-novo-projeto-do-ancv

A convite do IANCV a equipa do Instituto do Património Cultural, o Presidente Hamilton Jair Fernandes e a diretora do Património Imaterial, Dra. Sandra Mascarenhas reuniram-se com a equipa do Arquivo Nacional de Cabo Verde, o conservador Dr. José Maria Borges, os historiadores, Dra. Cláudia Correia, e o Dr. José Évora e a Diretora de Pesquisa e Comunicação Documental a Dra. Maria da Luz Pires.

O objetivo do encontro foi criar uma equipa de trabalho em conjunto com o IPC para a materialização de um novo projeto do ANCV. Projeto este, que centra-se em produzir coleções de resumos de histórias das ilhas de Cabo Verde – a sua evolução politica, social, económica e cultural desde descobrimentos.

O IPC, na pessoa do presidente, mostrou-se totalmente disponível para abraçar este novo desafio acreditando que o mesmo dará um enorme contributo para o enriquecimento da história do arquipélago nas mais variadas vertentes.

Num primeiro momento, após a designação da equipa, e da sua a materialização e apresentação, que acontecerá nos finais de outubro, o passo seguinte será a procura de meios financeiros para poder-se produzir uma coletânea de histórias das ilhas do arquipélago cabo-verdiano.

Durante o encontro, para além de se discutir os timings também esteve sobre a mesa a possibilidade de existir uma envolvência da camada estudantil, mais concretamente as universidades, no processo investigativo.

Trata-se de um projeto que requer esforços humanos e financeiros e que após a sua execução, permitirá Cabo Verde ter uma copilação de histórias que poderá ser um chamariz para trabalhos de investigação e reconhecimento internacional

Partilhar

Projeto de Reabilitação da Ponte Canal

Decorrem os trabalhos para a reabilitação da Ponte Canal com a Instalação dos cimbres metálicos que supontam o arco da referida ponte. A reabilitação desta

Equipa do IPC e do Fundo do Turismo visitam obras do Centro Interpretativo da Olaria de Fonte Lima

Equipa do IPC e do Fundo do Turismo visitam obras do Centro Interpretativo da Olaria de Fonte Lima

A visita permitiu ao Fundo do Turismo na qualidade de entidade financiadora inteirar-se do progresso das obras que dão forma ao primeiro Centro interpretativo de Olaria tradicional de cabo verde.

As obras que entram agora na fase de acabamento deverão ser concluídas e inauguradas, ainda neste semestre.