42º Conferência Geral da Unesco – Encontro paralelo IPC, Centro do Património Mundial

42º Conferência Geral da Unesco - Encontro paralelo IPC, Centro do Património Mundia

Durante a participação na 42º conferência Geral da UNESCO, a Presidente do IPC realizou encontros paralelos com vários sectores da UNESCO, onde foram apresentados os projetos em curso para a Salvaguarda e Valorização do Património Cabo-verdiano e as perspetivas para novas candidaturas, horizonte 2026.

Destes encontros, destacam-se a realizada com o Director do Património Mundial, Dr. Lazare Eloundou, e o Chefe da Unidade África do Centro do Património Mundial, Dr. Muhammad Juma Muhammad. Estes encontros serviram para um balanço das principais atividades na Cidade Velha, Património Mundial, onde se destaca, a atualização do Plano de Gestão 2022-2029, o Plano Detalhado de Salvaguarda, o Projeto de Requalificação Urbana e Ambiental, financiado pelo Governo de Cabo Verde, através do Banco Mundial, projetos assentes na proteção do Valor Universal Excecional (VUE) do sítio, na melhoria da paisagem urbana histórica e na promoção do desenvolvimento local.

Sobre a possibilidade de novas candidaturas a património Mundial, falou-se do Campo de Concentração do Tarrafal, da Paisagem Cultural de Cova, Paúl e Ribeira da Torre e da Tabanca enquadrada na convenção do Património Imaterial de 2003, conforme discutida com a Especialista do Programa do Património Imaterial, Ana Gonzalez.

Da parte destes sectores ficou a disponibilidade para apoiar tecnicamente o país neste importante processo de salvaguarda do Património, mormente no reforço das capacidades para as novas candidaturas do país, na vertente mista, cultural e natural e transfronteiriça, que envolve outros estados, como é o caso do Campo de Concentração do Tarrafal.

Partilhar

Celebração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Os alunos de História da Escola Secundária de Salineiro, em Ribeira Grande de Santiago, participaram numa conversa dedicada à Proteção do Património histórico e cultural com incidência sobre o património Arqueológico e Subaquático.