Monumentos e Sítios

Sítio Histórico Cidade Velha, Património Mundial
Partilhar
Share on email
Share on facebook

Ribeira Grande de Santiago, comumente designado de Cidade Velha trata-se do primeiro aglomerado europeu nos trópicos. Durante séculos (sec. XV a sec. XVIII) desempenhou um papel geoestratégico na navegação transoceânica, designadamente, no fornecimento de mantimentos, na reparação de embarcações e na cura de enfermos.

Igualmente, funcionou como placa giratória no comércio triangular de escravos (Europa, África, América) que se desenvolveu a partir dos meados do século XVI. Por outro lado, a fertilidade do solo e a abundância de água levou a fixação de colonos e escravos. A medida que a dinâmica social foi organizando, foram-se construindo várias infraestruturas de cariz militar, religioso e civil condensado num pequeno aglomerado urbano, e que hoje representam o testemunho da grandiosidade histórica da Cidade Velha.

O Sítio Histórico da Cidade Velha foi classificado em 2009 pela UNESCO como Património da Humanidade, (https://whc.unesco.org/en/statesparties/cv) pelos critérios II, III e VI.

Carta Arqueológica da Cidade Velha

O Conjunto histórico da Cidade Velha, classificado como Património da Humanidade, devido à sua importância histórica e patrimonial, conserva ainda vestígios que exigem a sua preservação.

A carta arqueológica constitui um inventário georreferenciado de sítios com interesse arqueológico e patrimonial, em permanente atualização, surge nessa perspetiva de dar resposta à salvaguarda e a gestão dinâmica dos vestígios. Assim, tem como principal objetivo a identificação e reunião num único suporte, dos vestígios dentro do grande sítio arqueológico que é a Cidade Velha, realçando assim o seu potencial arqueológico e patrimonial, cientes da importância da preservação do patrimônio histórico como instrumento de preservação da memória.

Consulte a Carta Arqueológica e Storymaps  da carta arqueológica da Cidade Velha.

Video

Localização

Pontos de Interesse Cidade Velha

Rua Banana

Rua da Banana é a mais antiga rua construída pelos portugueses na África Subsaariana e nos trópicos, a rua é constituída por um conjunto de

Saber Mais

Catedral

Maior edifício religioso construído em Cabo Verde e em toda a costa africana. Erigida por volta de 1556, altura em que se construiu também o

Saber Mais

Pelourinho

Construído no limiar do século XVI, entre 1512 ou 1520, enquanto símbolo do poder municipal e da justiça real. Localizado no centro da cidade, local

Saber Mais

Outros Sitíos Históricos

Centros Históricos

Em 1976 saiu da conferência da UNESCO em Nairobi a definição do conjunto histórico urbano, que tenta conjugar a preservação da urbe com…

Saber Mais

Outros Elementos da Lista Indicativa na UNESCO

Outros Patrimónios

Monumentos

A lei cabo-verdiana classifica como monumento as obras arquitetónicas, composições importantes ou criações mais modestas, notáveis pelo interesse histórico, arqueológico, artístico, cientifico, técnico…

Sabei Mais »

Sitíos Históricos

São classificados como sítios históricos, as obras do homem ou obras conjuntas do homem e da natureza, espaços suficientemente característicos e homogéneos, notáveis …

Sabei Mais »