WORKSHOP: “NOVAS TECNOLOGIAS COMO FERRAMENTAS DE INOVAÇÃO NO SETOR DE TURISMO”

WORKSHOP NOVAS TECNOLOGIAS COMO FERRAMENTAS DE INOVAÇÃO NO SETOR DE TURISMO

O Workshop “Novas Tecnologias como Ferramentas de inovação no sector de Turismo”, fechou ontem o ciclo de 4 oficinas realizadas aquando da II Fase do projeto “GESTÃO DO PATRIMÓNIO MUNDIAL PÓS COVID-19: Integração de Estratégias de Conservação, Turismo e meios de subsistência locais em sítios do Património Mundial”.

Uma oficina que tinha como foco capacitar as PMEs, operadores locais e ONG´s locais, sobre a importância e o potencial das novas tecnologias no sector turístico em sítios do Património Mundial.

Durante a sua explanação, Milton Cabral, Diretor da Cabo Verde Digital, apresentou as várias plataformas digitais disponibilizadas para este mercado e que podem ser facilmente manejadas e aproveitadas na comercialização e promoção das empresas através da expansão dos canais de distribuição.

Igualmente, falou sobre a eficiência, rapidez, melhor resposta, o controle dos custos e no aumento da lucratividade que as novas tecnologias têm proporcionado aos utilizadores destas ferramentas digitais e que podem ser aplicadas no contexto da Cidade Velha, Património Mundial.

A presidente do IPC aproveitou para falar sobre o desenvolvimento de uma plataforma Digital como resultado final do projecto, que irá disponibilizar aos turistas e não só, todos os serviços e ofertas existentes no sítio histórico, mormente, transporte, alojamento, restauração e lazer, sendo um canal que para além de fazer as empresas chegarem de forma rápida até os turistas, permitirá conhecer o perfil dos visitantes e trabalhar em ofertas que melhor se adequam à procura.

Recorde que o projeto “GESTÃO DO PATRIMÓNIO MUNDIAL PÓS COVID-19: Integração de Estratégias de Conservação, Turismo e meios de subsistência locais em sítios do Património Mundial”, é financiado pela UNESCO através do Fundo do Japão no valor de 32.897 USD, e visa conscientizar os operadores locais sobre a relevância da proteção dos atributos do Sítio e o seu envolvimento na sua preservação e interpretação, como mais valia para a geração de rendimentos e meios de subsistência dentro do sítio do Património Mundial.

Partilhar

Celebração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Os alunos de História da Escola Secundária de Salineiro, em Ribeira Grande de Santiago, participaram numa conversa dedicada à Proteção do Património histórico e cultural com incidência sobre o património Arqueológico e Subaquático.