Presidente do IPC e do ICV assinam termo de cedência do quiosque em Cidade Velha, Património Mundial

presidente-do-ipc-e-do-icv-assinam-termo-de-cedencia-do-quiosque-em-cidade-velha-patrimonio-mundial

O presidente do Instituto do Património Cultural, Dr. Hamilton Jair Fernandes, e o presidente das Infraestruturas de Cabo Verde, Eng.º Carlos Silva, rubricaram hoje o documento de cedência do quiosque sito em Cidade Velha, Património Mundial.

Pela assinatura do termo de cedência, a ICV, cede ao IPC o quiosque construído no âmbito da Empreitada de Requalificação da via de ligação entre a Sé Catedral e o Forte de São Filipe, no Município de Ribeira Grande de Santiago, para que sirva de ponto de informação turística no circuito turístico da Cidade Velha, Património Mundial.

A partir de então, este estará sob as responsabilidades do Instituto do Património Cultural, e será utilizado único e exclusivamente para fins turístico nomeadamente, como ponto de informação turística, café, restaurante / Bar, e loja para venda de artesanatos e brindes.

Há que salientar que a exploração do referido Circuito Turístico da Cidade Velha, Património Mundial, advém da assinatura de um contrato celebrado entre o Estado de Cabo Verde, representado pelo IPC e a Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago e a PROIM-TUR, cuja vigência cessa em Maio de 2021.

Do circuito fazem parte a Fortaleza Real de S. Filipe (compreendendo o monumento histórico centro interpretativo e a loja); Sé Catedral; Zona do Pelourinho (incluindo o restaurante/bar); Igreja de Nossa Senhora do Rosário; Convento de S. Francisco.

O contrato permite ainda à PROIMTUR desenvolver atividades de animação turístico-culturais, venda dos artigos artesanais, realização de atividades turísticos-culturais e de restauração, respeitando sempre as normas de preservação do sítio património mundial.

Finalmente, a construção do quiosque foi financiada pelo Fundo de Sustentabilidade Social do Turismo, no valor de um milhão setecentos e noventa e três mil e duzentos escudos (1793.200).

Partilhar

Projeto de Reabilitação da Ponte Canal

Decorrem os trabalhos para a reabilitação da Ponte Canal com a Instalação dos cimbres metálicos que supontam o arco da referida ponte. A reabilitação desta

Equipa do IPC e do Fundo do Turismo visitam obras do Centro Interpretativo da Olaria de Fonte Lima

Equipa do IPC e do Fundo do Turismo visitam obras do Centro Interpretativo da Olaria de Fonte Lima

A visita permitiu ao Fundo do Turismo na qualidade de entidade financiadora inteirar-se do progresso das obras que dão forma ao primeiro Centro interpretativo de Olaria tradicional de cabo verde.

As obras que entram agora na fase de acabamento deverão ser concluídas e inauguradas, ainda neste semestre.