Olaria Tradicional de Fonte Lima – Assinatura do termo do início do projeto

Olaria Tradicional de Fonte Lima – Assinatura do term do início do projeto

Aconteceu esta manhã, entre o IPC, representado pela presidente Ana Samira Silva Baessa e a Infraestruturas de Cabo Verde na pessoa do seu PCA, Carlos Silva, a assinatura deste termo, que marca a conclusão do processo de concurso para a selecão da empreitada a que se segue a assinatura do contrato para execusão do projecto do Centro Interpretativo da Olaria de Fonte Lima.

Um projeto de reabilitação do espaço onde é confecionado as loiças de barro por mulheres chefe de família daquela localidade, cujo objetivo é a criação do Centro Interpretativo de Olaria de Fonte Lima, garantindo melhores condições para a produção, exposição e venda dos produtos.

Com o centro, pretende-se evidenciar todo o ciclo de produção do barro, desde da fase da sua recolha, até à comercialização, e toda a vivência comunitária que tem o barro como elemento excecional, perspectivando preservar esta tradição e potenciar novas mecanismos para o desenvolvimento do turismo através da valorização do saber-fazer tradicional.

O Centro Interpretativo da Olaria Tradicional de Fonte Lima é um Projeto do Governo de Cabo Verde, através do MCIC, em parceria com a Câmara Municipal de Santa Catarina, financiado pelo POT, via Fundo do Turismo.

A assinatura contou também com a presença da Diretora do Património Imaterial, Carla Semedo, da Coordenadora do projeto da Valorização da olaria de Fonte Lima, Ana Samira Carvalho Silva e pelo Diretor de projetos e concursos da ICV, Paulo Lima.

Partilhar

Celebração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Os alunos de História da Escola Secundária de Salineiro, em Ribeira Grande de Santiago, participaram numa conversa dedicada à Proteção do Património histórico e cultural com incidência sobre o património Arqueológico e Subaquático.