Novos Bens Inscritos na lista da UNESCO

unesco

42 novos sítios e 5 extensões foram aprovadas para se juntar à lista do Património Mundial à luz da Convenção de 1972 para a Proteção do Património Mundial Cultural e Natural da UNESCO, durante a 45ª sessão, realizada em Riade, na Arábia Saudita.

Durante o evento onde foram examinadas as candidaturas apresentadas em 2022, estiveram presentes representantes dos 195 Estados Partes na Convenção do Património Mundial e cerca de 300 organizações da sociedade civil.

No cerne dos trabalhos esteve a discussão sobre os principais desafios globais que o património enfrenta: alterações climáticas, desenvolvimento urbano e pressão demográfica, conflitos armados e turismo de massa.

A UNESCO também apresentou estudos e soluções inovadoras para gestão, conservação e sensibilização do público, como a ferramenta imersiva Dive Into Heritage, que a partir de 2025 permitirá ao público em geral explorar online os sítios do Património Mundial.

Dos sítios classificados, África tem cinco novos sítios inscritos este ano, atingindo a marca de 100 sítios na Lista do Património Mundial. Com o objetivo de aumentar o número de sítios do património africano na Lista do Património Mundial, os Estados Partes na Convenção adotaram também uma estratégia específica para o continente desenvolvida pela UNESCO.

Esta estratégia proporcionará um melhor apoio aos Estados africanos que realizam projetos de conservação locais e preparam ficheiros de candidatura ao Património Mundial. Cabo Verde integra a lista do Património Mundial com a Cidade Velha na base dos, que foi inscrita na 33ª sessão do Comité Património Mundial ocorrida em Junho de 2009, em Sevilha, Espanha.

O País conta, ainda, com 8 bens inscritos na Lista Indicativa e que é um pré requisito para a preparação de novas candidaturas: Campo de Concentração do Tarrafal, Centro Histórico da Praia, Centro Histórico de São Filipe, Paisagem Cultural de Cova, Paúl e Ribeira da Torre, Conjunto Urbano de Nova Sintra, Salinas de Pedra de Lume, Parque Natural de Chã das Caldeiras, Reserva Natural de Santa Luzia, Ilhéus Branco e Raso.

O Instituto do Património Cultural parabeniza todos os novos sítios classificados, augurando uma boa gestão dos valores e atributos subjacentes a esta inscrição em benefício das gerações presentes e futuras.

Saiba mais em: https://whc.unesco.org/…/newprop…/date=2009&mode=list…

Partilhar

Celebração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Os alunos de História da Escola Secundária de Salineiro, em Ribeira Grande de Santiago, participaram numa conversa dedicada à Proteção do Património histórico e cultural com incidência sobre o património Arqueológico e Subaquático.